Livro: "Uma reflexão sobre os resultados do Programa STARTUP RIO: à luz da Lei de Inovação"

SINOPSE:

Após a promulgação da Constituição de 1988, verifica-se um intervencionismo legislativo cada vez mais intenso e abrangente, com a criação diária de leis. A produção legislativa não vai de encontro com a atividade fiscalizadora da Administração Pública. A Lei nº 10.973, de 02 de dezembro de 2004, conhecida como a Lei da Inovação, dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica, no entanto, alguns programas governamentais não tem métricas ou controle para avaliar se a Política Pública está correta. A falta do controle rígido da utilização e destinação da subvenção econômica fornecida e, por conseguinte, do resultado obtido no projeto e a cobrança do percentual referente aos eventuais resultados econômicos e outros direitos decorrentes da concessão do auxílio, ocasionam uma perda financeira para o Estado, bem como o não desenvolvimento econômico almejado. No que tange à metodologia, valeu-se do método descritivo para ter ciência do que já foi relatado sobre o tema. Nesse passo, as fontes primárias são extraídas da doutrina elaborada por doutrinadores clássicos e contemporâneos do Direito Constitucional e, num viés secundário, a legislação vigente no ordenamento pátrio. O estudo foi desenvolvido com base no método dedutivo e empírico, utilizando-se a pesquisa bibliográfico-documental e quantitativa. A amostragem documental considerou publicações de livros, artigos e periódicos que contextualizam inovação tecnológica e os desafios para um efetivo desenvolvimento. Buscou-se ainda uma correlação entre a elaboração da norma e suas contribuições nas discussões sobre inovação tecnológica, refletidas no desenvolvimento, abordadas nos modelos Estadista e Triângulo de Sábato. Para tanto, fazemos analisamos o Programa da FAPERJ “STARTUP RIO 2015: APOIO À DIFUSÃO DE AMBIENTE DE INOVAÇÃO EM TECNOLOGIA DIGITAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO”. Utilizamos como fonte de dados o “RELATÓRIO DAS CONTAS CONSOLIDADAS DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO”, elaborado pela Auditoria Geral do Estado, emitido pela Secretaria da Fazenda, e pesquisa empíricas realizadas nas Agências de Inovação da UERJ, UFRJ, UFF, na FAPERJ, em Congressos, Seminários e demais eventos que foi debatido a Lei da Inovação e, por fim, na participação do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, criado pela ALERJ, onde foi debatido e ofertado propostas para o Projeto da Lei que visa alterar a Lei Estadual da Inovação.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Uma reflexão sobre os resultados do Programa STARTUP RIO: à luz da Lei de Inovação de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Uma reflexão sobre os resultados do Programa STARTUP RIO: à luz da Lei de Inovação de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Uma reflexão sobre os resultados do Programa STARTUP RIO: à luz da Lei de Inovação

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: