Livro: "Representações geográficas do semiárido brasileiro"

SINOPSE:

A maior parte do território Semiárido brasileiro situa-se no Nordeste se estende até o setentrional de Minas Gerais. A região ocupa cerca 12% do território nacional (1,03 milhão de km²) e abrange 1.262 municípios brasileiros, onde aproximadamente 27 milhões de brasileiros/as (12% da população brasileira) residem. Em número de municípios, os estados com maior quantidade são Bahia (278), Paraíba (194), Piauí (185), Ceará (175), Rio Grande do Norte (147) e Pernambuco (123). O Maranhão passou a fazer parte do “Semiárido Legal” em 2017.Diante da diversidade meso e microclimática, do substrato rochoso, dos tipos de relevo, solos e vegetação, o Semiárido brasileiro tornou-se um mosaico ambiental. A vegetação está distribuída em 17 grandes unidades de paisagens, que por sua vez estão subdivididas em 105 unidades geoambientais. Predominantemente há Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica em áreas de core, transição e tensão.As áreas secas do Semiárido (depressões/200-300m de altitude), apresentam clima com pluviosidade entre 300 a 500 mm/ano mal distribuída. Nas áreas úmidas (serras, chapadas e brejos/500-1300m de altitude), as chuvas podem atingir 1.500 a 2.000 mm/ano. As serras, chapadas e brejos são zonas fisiográficas de condições microclimáticas úmidas. Nesses ambientes as áreas ficam expostas ao barlavento, tornando-se úmidas devido à concentração de umidade e condensação, resultando em no orografismo da atmosférica.De acordo com estudos do Ministério do Meio Ambiente (BRASIL, 2005), as áreas com sinais extremos de degradação, os chamados “Núcleos de Desertificação”, estão em Gilbués (PI), Irauçuba (CE), Seridó, fronteira entre os Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, e Cabrobó (PE). Especificamente o estado da Paraíba, segundo dados do Instituto Nacional do Semiárido de 2017, é o mais afetado proporcionalmente pelo processo de degradação ambiental, com terras inférteis e improdutivas, que ameaça 94% das terras em caráter irreversível.Assim, essa complexidade natural e o contexto de usos e ocupações, carente de informações cientificas, originaram um mau manejo, especificamente do solo e vegetação, com práticas de inadequadas, pelo menos ao longo dos últimos 300 anos. Dessa forma, o processo de desertificação que é próprio da área está sendo intensificado, com a degradação extrema dos solos, da vegetação, da biodiversidade e assim, da capacidade produtiva das atividades agrícolas.
Neste contexto, este e-book têm como tema diferentes abordagens da geografia do Semiárido brasileiro, distribuídas em seis capítulos inéditos confeccionados por pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande-PB. Boa Leitura.
Campina Grande-PB, os organizadores, 2020.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Representações geográficas do semiárido brasileiro de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Representações geográficas do semiárido brasileiro de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Representações geográficas do semiárido brasileiro

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: