Livro: "Projetos Escolares – Educação Infantil: Edição 19"

SINOPSE:

O que você faz com as informações que adquire no dia-a- -dia? Como você as transmite para seus alunos? Qual é a reação deles frente aos novos conteúdos adquiridos? A princípio, essas questões podem parecer sem sentido, já que envolvem o que você, educador, costuma fazer diariamente em sala de aula: educar. No entanto, acredito que elas são fundamentais, já que o processo de alfabetização e de ensino é muito mais complexo do que a mera transmissão de pensamentos, de idéias ou de conteúdos: ele envolve valores – éticos e morais –, indispensáveis para embasar o modo como as crianças vão se relacionar com o mundo e com as outras pessoas, se vão ter resiliência ou não, se terão um pensamento crítico… Ao ler essas últimas linhas, você pode estar pensando: “Como vou conversar sobre ética ou desenvolver jogos que exijam um pensamento crítico com crianças da Educação Infantil?”. Claro, as dinâmicas não envolverão discussões sobre as origens e o desenvolvimento das pólis – as antigas cidades-estado gregas –, mas podem aprimorar as relações em grupo, a afetividade e o respeito ao espaço e às opiniões alheias. Digo isso porque é somente com este embasamento que as crianças poderão, no futuro, escolher com primor seus candidatos a cargos públicos, suas profissões… Dessa forma, cruzadinhas, dominós, caça-palavras, quebra-cabeças deixam de ser dinâmicas cujo único objetivo é entreter para tornarem- -se atividades que promovem o raciocínio, a socialização, o pensamento lógico… Assim, mais do que nunca, acredito que a maneira como encaramos o ato de educar está mudando… E para muito melhor, já que, com essa diferenciação, os famosos “por quês” dos pequenos, antes considerados por alguns como algo irritante, hoje são estimulados, pois indicam interesse e alguma reflexão. Essa alteração de postura é algo a ser celebrado, já que, mais do que o direito a um nome, à alimentação e a moradia, é necessário “dar à criança uma educação que favoreça sua cultura geral e lhe permita – em condições de igualdade de oportunidades – desenvolver suas aptidões, individualidade e senso de responsabilidade social e moral, chegando a ser um membro útil à sociedade”, como diz a Declaração Universal dos Direitos da Criança (20 de Novembro de 1959). Esse é, com certeza, o seu objetivo ao atuar em sala de aula, assim como é o meu e o de toda equipe da Projetos Escolares: formar cidadãos responsáveis e comprometidos com a ética da solidariedade.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Projetos Escolares – Educação Infantil: Edição 19 de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Projetos Escolares – Educação Infantil: Edição 19 de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Projetos Escolares – Educação Infantil: Edição 19

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: