Livro: "Marcas de Catuá: Morrendo com o Rio Doce, vivendo da nascente à foz"

SINOPSE:

Romance histórico envolvendo quatro gerações de uma família de imigrantes alemães no Brasil no início do século XIX. Ambientado inicialmente na belíssima região mineira da Serra do Caparaó, relata a chegada dos Framberks no Brasil, homens desbravadores, tenazes e honrados. A narrativa percorre outras cidades próximas, até chegar no município de Baixo Guandú-ES, em uma localidade bucólica chamada de Mailasque onde o protagonista, personagem singular, possuiu uma belíssima fazenda de produção de café, às margens do Rio Doce. A natureza exuberante da região, o imponente rio, e a próspera economia cafeeira da região sofrem um declínio intenso, devastador e irreversível, principalmente a morte do Rio Doce. Em consonância, surgem os conflitos humanos, intrigas, crimes, mortes e tragédias. Uma narrativa intensa com profundas reflexões, personagens marcantes e um final do conflito principal surpreendente que despertará grandes emoções nos leitores.
“… Instalaram-se inicialmente na região da Serra do Caparaó, aos pés do Pico da Bandeira, onde Felipe cresceu, casou e possuiu uma bela propriedade no Córrego da Companhia, vilarejo cercado de montanhas e de vastas florestas intocadas. Esse lugarzinho bonito e bucólico tem, até hoje, fincada e resistindo às intempéries uma grande e centenária igreja presbiteriana que teve em cada tábua e prego a força e a habilidade dos Framberks. Gigantescos jequitibás foram derrubados com o machado, suas enormes toras arrastadas do meio da mata virgem por tropas de burros, serradas manualmente e preparadas peça por peça para erguer o templo que representou imponentemente a fé e a determinação de toda uma geração de bravos imigrantes, colonizadores da região…”
“…A última lotação já estava de saída, não tinham dinheiro para mais uma noite de pensão e comida. Juntaram todos os réis que restavam, pagaram apertado duas amargas e caras passagens de volta. Embarcaram no velho e ruidoso coletivo que arrancou lentamente deixando-os avistar no alto do morro o cortejo fúnebre, as meninas todas vestidas de saias vermelhas e blusas brancas subiam na direção do cemitério, carregando dentro daquela pequena caixa o irmão que eu não conheci…”
“…O Rio Doce sempre teve grande significação para aquela gente que morava em suas margens, dele provinha o sustento de pescadores e o meio de transporte que viabilizava a vida e toda a produção agrícola da região. Entretanto, suas generosas águas testemunharam muitas desconformidades da vida, passaram rápidas sem olhar para traz, indiferentes às alegrias e as tristezas dos homens. Toma-se um punhado nas mãos e elas se esvaziam num instante; não é possível deter a água sem que ela escape entre os dedos, menos ainda reter a vida no seu curso, da nascente à foz…”

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Marcas de Catuá: Morrendo com o Rio Doce, vivendo da nascente à foz de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Marcas de Catuá: Morrendo com o Rio Doce, vivendo da nascente à foz de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Marcas de Catuá: Morrendo com o Rio Doce, vivendo da nascente à foz

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: